Filmes sobre Cybersecurity, Segurança da Informação & Hackers!


No começo da pandemia decidi realizar alguns cursos on-line (MOOC) em várias áreas como Gestão de Projetos, de Pessoas, e Cybersecurity, este último pela excelente StationX.

Para otimizar o tempo, procuro realizar algumas atividades simultaneamente, tipo caminhar na esteira, assistir um filme sobre Cybersecurity, em inglês... ou seja... exercício físico, entretenimento, conhecimento, prática de língua estrangeira... tudo em apenas 01 hora.

Como sou Cinéfilo, nada mais justo do q me divertir enquanto aprendo e, após pesquisas, encontrei algumas boas (e outras nem tanto) indicações de filmes sobre o assunto.

Segue minhas considerações sobre cada um deles. Espero q gostem!

Zero Days (2016): Excelente! Leva o nível de discussão sobre Cybersecurity para outro patamar... mundial! 

The Social Dilemma (2020): Excelente! Seria ideal q todos tivessem acesso à este tipo de info, mas... como o próprio Documentário diz: Nem todos terão acesso. 

Who I Am (2014): Mto bom! Isto sim é um filme de hacker! Filme alemão mto bem feito.

Citizenfour (2014): Bom! Só q é voltado para a Segurança da Informação, não para hackers. Chato mesmo é olhar pra cara do Glenn Greenwald e pra esquerda brasileira q aparece no filme. Deprimente. Até o 'Lindinho", das planilhas da Odebrecht (Lindbergh Farias) aparece por lá. 

Pirates of Silicon Valley (1999): Bom! Sem romantismo. Um roubou do outro, e foi simples assim. 

In the Realm of the Hackers (2003): Gostei. Conta a história dos mais famosos Hackers da Australia e como eles afetaram até mesmo as Leis e a NASA na década de 90. 

Snowden (2016): Legal. É o Citizenfour (2014, Documentário) em filme. Romantiza a traição de um cara da CIA... e tb mostra como "boas intenções" nem sempre vem com a solução perfeita. 

Cyberbully (2015): Legal. Foi o primeiro q assisti da sequência de filmes sobre Cybersecurity. 

Deep Web (2015): Do ponto de vista de Cybersecurity, legal. Do ponto de vista ético, totalmente fora da realidade. Passam o filme todo romantizando os crimes q ele cometeu e por fim tentando convencer q o cara era o bonzinho da história, 4th Emenda ignorada, etc. 

23 (1998): Interessante, mas conta mais o esquema geral de Cybersecurity do q o processo em si mesmo. Legal q conta a história da criação do vírus Cavalo de Troia. 

The Fifth Estate (2013): Legal, mas cheio de símbolos e direcionamentos para a "revolução", etc., sempre pregada pela esquerda, para justificar as merdas q fazem. Pouco de Cybersecurity, mas bem interessante para a Segurança da Informação. 

Hacker (2016): Legalzinho. Aborda algumas teorias gerais de fraude na Internet e, por incrível q pareça e seguindo a ideia do filme, um cara mais ou menos realmente pode aplicar estes tipos de golpes. 

Hackers (1995): Legal, mas fala mto pouco sobre a atividade dos hackers. É mais voltado pra entretenimento mesmo. Ah... tem a Angelina Jolie no começo de carreira. 

Sneakers (1992): Legalzinho. É tipo um Mission: Impossible (1996) da barraca. De hacker mesmo, só tem a parte do algorítimo por números primos. 

Live Free or Die Hard (2007): Bom, mas de hacker mesmo, só idéias gerais. Vale por ser um daqueles Blockbusters. 

The Girl with the Dragon Tattoo (2011): Legal, mas sobre hackers, tem pouca coisa. 

Firewall (2006): Legal, mas de Cybersecurity só as linhas gerais mesmo. 

The Hacker Wars (2014): Achei fraco. Pouco de Cybersecurity, romantizam crimes e ativismo de esquerda. Mais um q tenta justificar as cagadas dos vidas tortas q a esquerda apoia. É uma pena, pq a discussão sobre a Segurança da Informação e privacidade é realmente válida. 

We Are Legion: The Story of the Hacktivists (2012): Fraco. A discussão é válida, mas fica difícil dar credibilidade prum bando de noiado q sai querendo mudar o mundo destruindo tudo q acha pertinente. Geração com falta do q se rebelar. E... nada de Cybersecurity.

The Social Network (2010): Legal! Mas é voltado para Segurança da Informação, com foco na interessante história da criação do Facebook. E tem participação de brasileiro neste enredo.

The Imitation Game (2014): Bom, mas como é sobre uma história da WWII, pros dias de hj fica um pouco longe do q aplicamos. É mais como conhecimento histórico e entretenimento.

Jobs (2013) & Steve Jobs (2015): Legal. Basicamente as mesmas histórias. Como conhecimento, prefiro o primeiro pq é mais profissional. Como filme, o segundo entretém mais. Ouvi o áudio book do livro q direcionou ambos, e posso garantir q vale a pena.

007: Operação Skyfall (2012): O filme é excelente, mas de Cybersecurity temos q ser comedidos... pq Bond... envolve de td. A soundtrack da Adelle... show!

The Net (1995): Bom! Thriller com Sandra Bullock, mas para entretenimento. Detalhe para o nome do Shopping Center q ela foge durante o filme: MOSCONE Center!

Dark Web: Cicada 3301 (2021): Legal, mas como filme de comédia. Como filme de hacker ou até mesmo de Dark Web, como se apresenta, é fraco.

The Antisocial Network (2024): Legal, mas só pq faz um mea culpa dos hackers. Digo isto pq na maioria esmagadora das vezes são de esquerda, inconsequentes e sem um objetivo concreto. Solitários vivendo em bolhas e que no fim, acabam fazendo o q dá na telha. Porralocas. Netflix.

WarGames (1983): Legal. Vale pelo suspense e pela criatividade da trama. Já em Cybersecurity, fica mesmo na nostalgia e em alguns conceitos básicos do início da efetiva era digital.

Terms and Conditions May Apply (2013): Legal. Interessante q eles detonam o então "acima de qualquer suspeita" Barack Obama. E a blitz pra cima do Zuckerberg é mto boa. Já naquela época a privacidade digital era morta, imaginem como está agora.

Risk (2016): Fraquinho. Mostra uma visão do asilo político de Julian Assange (Wikileaks), com cenas reais. De cybersecurity não tem quase nada. Fica mesmo na teoria da liberdade de expressão, na suposta conspiração contra ele e outros apoiadores em abusos sexuais, etc.

Bônus!

Black Mirror (2011–?): Mto bom! Utiliza os avanços da tecnologia como base para críticas à sociedade, em especial a Inglesa. Os episódios acontecem em histórias independentes e abordam diferentes campos das inovações. Poucos deles vão te deixar entediado, mas mesmo estes, vão te fazer pensar, e mto! Um clássico de cyber é o episódio S3.E3. - Shut Up and Dance (2016).

Mr. Robot (2015-2019): 1ª Temporada é show! Tudo a ver com CyberSecurity e Hackers... na 2ª já cai o padrão e apenas alguns episódios abordam o tema. Da 3ª Temporada pra frente, quase nada. Infelizmente me arrastei para terminar pq fugiu do foco. A Série é sobre um Engenheiro de Cybersecurity q à noite atua como hacker vigilante. O protagonista é o excelente Rami Malek (Bohemian Rhapsody - 2018, entre outros).

The Great Hack (2019), Underground: The Julian Assange Story (2012): Não assisti... mas estão na fila!

Tem mais alguns q vc pode encontrar, mas q são das décadas de 80 e 90. Mto retrô, mas q valem para se ter uma ideia sobre como td isto começou e como estes assuntos eram tratados.

Para facilitar, segue link do IMDB, site q uso para minhas pesquisas sobre cinema, atores, etc. É só jogar o nome do filme na pesquisa e conferir a nota da Galera.