IoT aplicada em Estacionamentos

 

Gestores de estacionamentos e garagens frequentemente recorrem à vigilância por câmeras na esperança de coibir ou identificar ações e movimentações de usuários e veículos. Mas estes sistemas podem ir além e controlar os fluxos de negócios, reduzir custos e ainda apoiar decisões estratégicas. Isto vai depender da capacidade dos softwares utilizados na integração, otimização e operação dos sistemas. 

Um dos sistemas mais usados é o LPR(License Plate Recognition), ou mais conhecido como reconhecimento de placas de veículos, que pode se conectar a outros serviços digitais, como aplicativos de pagamento, por exemplo. A plataforma LPR identifica os veículos que entraram num estacionamento e, no momento da saída, informa imediatamente quanto tempo ficoram estacionados e valores a serem pagos. 

No entanto, o sistema exige câmeras de vigilância IP dedicadas e que executam exclusivamente os programas LPR. Assim, se um cliente quer tanto o monitoramento quanto a contagem de pessoas ou até mesmo outra forma de análise na mesma entrada/saída, várias câmeras IP serão necessárias, e cada uma exigirá seus próprios programas (o que sobrecarrega a rede) e taxas de independentes de licenciamento (aumento do custo!). 

O desafio é aliviar a carga dos clientes, os problemas de instalação para múltiplas câmeras em um mesmo local, etc... enfim, algo que permita que uma única câmera execute múltiplas funções e por fim suporte vários aplicativos. 

É nesta esteira que chega o provedor Security & Safety Things, uma plataforma paga de IoT (Internet of things), ou a famosa“Internet das coisas”. 

A Empresa sediada em Munique, Alemanha, tem foco em câmeras IP, e trouxe algo que permitiu que clientes mantivessem suas câmeras IP existentes, porém agora com acesso à uma variedade de aplicativos. A plataforma IoT permite que hardware e software da câmera operem independentemente um do outro. Isso funciona porque a plataforma é baseada no Projeto Android Open Source (AOSP – “Android Open Source Project”), o que permite aos gestores dos estacionamentos e garagens testar os aplicativos que melhor se encaixem em suas realidades, sem se comprometerem com a compra de novos hardwares.

E as opções variam. Enquanto um cliente opta por um aplicativo LPR para medir as taxas de ocupação de um estacionamento, outro entende que um de contagem de veículos é mais amigável, e atende o mesmo objetivo. Para clientes do varejo ou similares, medir taxas de ocupação máxima por um período mais longo pode ajudar no planejamento de mudanças ou expansões, e agilizar os negócios, evitando até aberturas desnecessárias de novos estacionamentos ou garagens.

 

A ideia se aplica especialmente em centros, cidades muito povoadas ou históricas. Essas decisões têm impactos significativos, especialmente quando se trata da relação entre o valor do metro quadrado e a criação de vagas de estacionamentos, particularmente em áreas como os centros das cidades. Outra vantagem é a facilidade de uso da plataforma, que economiza tempo valioso aos clientes, já que o sistema é intuitivo e não requer conhecimento especializado ou treinamento avançado à navegação.

 

Além da plataforma oferecer análises e vigilância, a área de relacionamento da Security & Safety Things ainda permite certa customização do processo. Basicamente, caso exista uma demanda que seus aplicativos já existentes não possam atender, a Empresa pode consultar desenvolvedores e encontrar alguém que possa criar ou que já criou uma solução que atenda sua necessidade.

 

Espera-se que isso tudo leve a criar, no futuro, um sistema de vigilância com uma interface de atendimento ao cliente, que poderia ser útil em emergências em estacionamentos maiores. Por exemplo, se alguém caísse ou se ferisse na escadaria de uma garagem ou em uma área isolada, independentemente da hora ou de quantas outras pessoas estão no local, um representante de atendimento ao cliente, com acesso ao sistema de vigilância, poderia acionar a emergência ou, quem sabe, emitir um sinal de alerta para todo o estacionamento solicitando ajuda, de qualquer pessoa que estiver por perto, até a chegada das equipes de socorro.



3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria comandante.
Sucesso na missão

Edinaldo Rui disse...

Muito bom. Excelente pensamento . Parabéns comando

Unknown disse...

Parabéns pelo projeto.

Postar um comentário