Los 5 amigos de mierda!

Pablo, Juan, Jaime, Mosow & Alejandro
No meu 1º home leave para casa (Ver post O retorno) apoveitei tb para conhecer a Vale no Brasil, já q fui contratado diretamente para trabalhar na Vale Moçambique. Interessante... comecei conhecendo a empresa de fora para dentro... o q chamam no Mercado de empregado Internacional! Chique, né?

Na visita pelo país fiz parte de um grupo bem eclético: 2 argentinos, 1 peruano e 1 colombiano... eles são analistas integrantes das equipes de segurança em seus países, como eu em Moçambique.

Nos encontraríamos na Vale em Carajás - PA, porém resolvi antecipar nossa interação e já no jantar do hotel em que estávamos hospedados decidi me apresentar. Eles vinham juntos nesta viagem de reconhecimento há alguns dias e o espanhol deles como língua pátria facilitou bastante a intersubjetividade do grupo... eu por outro lado jamais havia passado mais de 1 min com alguém q somente entende a tal língua latina e meu espanhol não passa de umas 3 ou 4 músicas que aprendi a cantar de cor de tanto ouvir o disco (LP) do Trio Los Panchos ainda qdo era criança.... mas vamos lá.

- Buenas noches!... hahaha... cheguei abafando!

Todos me cumprimentaram então fui logo me apresentando... em português... e eles tb...

- Raime Munhoz, Colombia – Descobri somente no segundo dia q o nome do amigo é Jaime... fazer o q se o companheiro se apresenta como Raime? rsrs

- Pablo Rodiguez, Argentina – Este eu demorei 3 dias pra começar a entender o que ele dizia... o Raime traduzia pra mim...

- Alejandro Hansen, Argentina tambiem – Só consegui entendê-lo após alguns dias e mesmo assim qdo ele falava diretamente comigo..

- Juan Carlos Orbegoso, Peru – O mais raro e alegre do grupo.

Após alguns segundos ficando com cara de paisagem na conversa deles fiz meu 1º pedido... “Falem bem devagar q eu conseguirei entender o q vcs dizem”... e o mesmo foi solicitado por eles.

Incrível... a partir deste jantar fui nomeado o tradutor do grupo! Hahah Q bosta! Hahaha

No segundo dia eu já estava sacaneando eles e eles não ficavam para trás... mas em determinado momento eu decidi pegar mais pesado com os argentinos e por não entender o q eles tinham dito, e q era pra me sacanear, soltei um...

- Ah... não enche o saco... arrentinos de mierda!

Ficamos rindo um bom tempo e este se tornou o chavão do grupo... a qualquer momento um soltava...

- Colombiano de mierda ou peruano de mierda... e assim por diante...

Até q um dos argentinos sacramentou...

- Moscone... es um Moçambicano de mierda! Hahah Mto bom! Hahaha

Eu, apesar de brasileiro, era apresentado como representante da área de Segurança de Moçambique... e minhas características não são nem de longe semelhantes a de um moçambicano... e inserido naquelo tão adverso grupo, tb não parecia um brasileiro, logo pude me divertir em algumas apresentações do grupo nas unidades Vale. Explico...

Qdo chegávamos em uma visita, eu tomava a frente do grupo, já que era "o tradutor", e me apresentava...

- Buenos dias! Mi nombre es Alexandre Moscone, Moçambique – Carregando pra c@r@lho no sotaque castelhano...

Na sequência todos se apresentavam e ao término eu assumia novamente a liderança do grupo dizendo 2 ou 3 frases decoradas em espanhol...

Após alguns minutos eu passava falar um português bem paulista e revelava a brincadeira... mto bom pra quebrar o gelo da formalidade sempre criada nestas visitas.

Que grupo... realmente fantástico! Pude constatar q pra trabalhar na área de Segurança o cara tem q ser diferente mesmo... a amizade criada em alguns minutos e a sincronia da equipe nos 9 dias restantes foi alucinante... posso dizer, sem sombra de dúvidas, que esta foi a melhor viagem profissional q já fiz até hj. Mto trabalho, mas com uma alegria q nos fez superar facilmente todas as dificuldade q passamos.

Sabe aquele filme Antes de Partir (The Bucket List), com o Jack Nicolson e o Morgan Freeman? Então... na minha lista eu já coloquei visitar a Argentina, Colombia e Peru... e não pelos países, mas pelos amigos q vou demorar tanto pra rever... ou não!

Tenho a impressão q esta viagem vai gerar alguns bons posts... aguardem... tenho vídeos e fotos mto legais sobre mais esta aventura...

AbraZo



2 comentários:

Alejandro Martinez Hansen disse...

Amigo Mozambiqueño de m... muy buenas tus palabras, para mi tambien fue un viaje inolvidable, me divertí mucho con todos ustedes a pesar de que no nos quieran a los argentinos, igual nosotros lo queremos a ustedes. Espero que dentro de un tiempo nos podamos volver a juntar.
Un fuerte abrazo, saludos.

PD: Lo conoces a palermo??

Anônimo disse...

Hahahah Usted es un brocoly!!! hahah

Abrazo

Moscou

Postar um comentário