Tão sensíveis... 5

video

Veja tb os posts:

- Tão Sensíveis

- Tão Sensíveis... 2

- Tão Sensíveis... 3

- Tão Sensíveis... 4

Abraça!!!
Abraço

Thanks: Wagner

Mulher Melancia - Concorrência desleal

Desculpem pessoal, mas o fenômeno merece atenção. O post da MM vai bater 1.000 acessos a qualquer momento e o 2º post sobre ela segue firme na busca da 2ª colocação geral.



Outra coisa... para os indignados, aki em Moçambique existe uma dança que deixaria muito brasileiro de "cabelo" em pé... mas isto é assunto para outro post.


Atendendo a uma enxurrada de pedidos e em comemoração aos mais de 1.400 acessos ao blog e as outras milhares, sim, milhares de visualizações aos meus vídeos no Youtube, senti-me obrigado a disponibilizar todo o material colhido naquela fatídica noite de sábado, onde Maputo foi à loucura com os rebolados desta brasileira... mais carioca q nunca!



A mulher Moçambicana tb estava presente
Correção: Estavam presentes!

Velocidade 5... se é que isto quer dizer alguma coisa!

Aki seria velocidade 10?

Minha mulher disse que ela esta gorda... sei lá.

Outro ângulo

Equipe na mesma batida

... another...

Essa é a Melancia? Rsrsrsr
 
Nºs do Fenômeno que levou os Moçambicanos a "bater" o nº de acessos até mesmo do Brasil!


Ah!... outra coisa, não tenho mais nada sobre a Mulher Melancia, ok!!! Rsrsrsrs



A cobertura completa do evento vc encontra tb nos jornais de Maputo... leiam mais Jornal!



Veja tb:


Mulher Melancia - O que as pessoas querem?


Mulher Melancia em Maputo - Moçambique



Abraço

Bullying, the revenge


Abraço

Adeus Moscone

No dia da minha viagem definitiva para Maputo, recebi uma surpresa emocionante: duas amigas da Comgás, macomunadas com minha esposa, foram se despedir de mim no Aeroporto GRU e entregar um presente inesquecível. Tratava-se de um DVD contendo uma apresentação em PowerPoint que elas prepararam para me surpreender. O objetivo foi alcançado, mas além da agradável surpresa ocorreu tb uma saia justa animal, já que o DVD estava vazio! Hahahahah Duas loiras... adivinha no q ía dar! rsrsrsr Acabamos rindo mais ainda da situação. Amigos são assim... até qdo dá errado... dá mais certo ainda! Lindas! Amo vcs!

Bom... após várias semanas as maluquetes conseguiram enviar a homenagem e realmente a produção ficou emocionante. Claro que existem algumas piadas que somente a patota vai entender, porém ficou muito bonito, de bom gosto e como elas mesmas disseram: "Deu um trabalho do caralho!".

Em maio volto pra assombrar vcs aí no Brasil... e a Comgás será uma parada certa para rever muitas pessoas q amo... e outras q nem tanto! rsrsrsr


Tenho certeza q com minha saída a área Gold
perdeu apenas um flash do seu brilho!

Abraço

Thanks: Cris e Tata e aos amigos Comgás!

Tão sensíveis... 4

video

Veja tb os posts:


- Tão Sensíveis

- Tão Sensíveis... 2

- Tão Sensíveis... 3

Abraço

Thanks: Wagner

CFM - Maputo

Depois perguntam pq o brasileiro se apaixona tão rapidamente por Moçambique...

Este não é um ponto turísico, é simplesmente a estação de Trem da cidade... simples, ingênua e linda!

Ah, esqueci... CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique.


Este foto eu coloquei de Papel de parede no  meu BB














Este foi o primeiro prédio de Moçambique...
... onde guardavam os materiais para a construção da CFM
Abraço

Special to Alfredo  

De onde vêm as boas idéias

Excelente!


Achou puxado... então eu acho que vc deve estudar um pouquinho mais.

Abraço

Compromisso ao 1º Posto

Leonardo, Seródio, Varga, Bernardino, Daher
Sersósimo, Andrade e Moscone
Funciona assim... todo Militar nomeado ao primeiro posto deve prestar o compromisso de oficial, mas este procedimento não é tão simples quanto parece. Além da tropa formada e de Altas autoridades Militares presentes, a solenidade geralmente é estendida para familiares. Até aí nada demais, só que o compromisso em si é um tanto peculiar...

O local da Formatura fica totalmente em silêncio no momento do compromisso, então o recém promovido executa individualmente o movimento de “Apresentar Arma” com a espada, olha para o Pavilhão Nacional e diz em voz alta:

"PERANTE A BANDEIRA DO BRASIL E PELA MINHA HONRA, PROMETO CUMPRIR OS DEVERES DE OFICIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO E DEDICAR-ME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DA PÁTRIA"

Amém e sinal da Cruz...

Parece simples não? Pois não é. Os militares que realizam este compromisso são inexperientes e geralmente estão bem nervosos no momento da solenidade, logo, acabam participando dos maiores micos militares. Alguns se preocupam com o texto a ser dito e esquecem de realizar o movimento correto com a espada, outros misturam tudo o que deve ser dito e alguns simplesmente travam no momento da fala... chega a ser deprimente.

Na minha carreira militar acompanhei alguns compromissos individuais e em certa vez ouvi um Aspira gritando...

"PERANTE A MINHA HONRA E PELA BANDEIRA DO BRASIL, PROMETO DEDICAR-ME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DA PÁTRIA e CUMPRIR OS DEVERES DE OFICIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO"

Confunde mesmo, né? Aposto que vc voltou lá pra ver o que está errado! Rsrsrsrs

Em outra situação o cara teve a moral de parar na metade e começar tudo de novo, até mesmo os movimentos de espada... desde o começo! Deprimente e constrangedor.

Na minha lembrança mais marcante o Aspira travou na metade do compromisso, por sorte ele era o último a falar e... a Banda entrou tocando para disfarçar a gafe e o cara se tornou um descompromissado até hoje! Hahaha

Nunca tive problemas pra falar em público, mas esta situação exigia muita calma e concentração. Calma eu sempre tive, mas concentração e qualidade em decorar textos... nem tanto. Lembro que aquela semana de preparação foi horrível, já que eu tinha certeza que o compromisso seria um desastre, porém neste evento fui beneficiado pelo destino.

Ocorre que o compromisso pode ser coletivo, com todos falando ao mesmo tempo, caso o nº de oficiais seja muito grande e, como podemos ver na foto acima, éramos em 10 aspiras. Tenho certeza que o S3 (Oficial Responsável pela Formatura) deve ter aconselhado o Comandante sobre a possibilidade extrema de “chafurdar a missão”. Imagine... com 2 ou 3 tenentes a probabilidade de dar errado já era grande, com 10 aspiras... mico na certa!

Abraço

Thanks: Varguinha

Mais...

DECRETO No 2.243, DE 3 DE JUNHO DE 1997.

Dispõe sobre o Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas.

SEÇÃO III Do Compromisso dos Militares Nomeados ao Primeiro Posto e do Compromisso por Ocasião da Declaração a Guardas-Marinhas e Aspirantes-a-Ofícial

Art . 176. Todo Militar nomeado ao primeiro posto prestará o compromisso de oficial, de acordo com o determinado no regulamento de cada Força Armada.

Parágrafo único. A cerimônia é presidida pelo Comandante da Organização Militar ou pela mais alta autoridade militar presente.

Art . 177. Observadas as peculiaridades de cada Força Armada, em princípio, o cerimonial do compromisso obedecerás às seguintes prescrições:

I - para o compromisso, que deve ser prestado na primeira oportunidade após a nomeação do oficial, a tropa forma armada e equipada, em linha de pelotões ou equivalentes; a Bandeira à frente, a vinte passos de distância do centro da tropa; o Comandante postado diante de todo o dispositivo, com a frente voltada para a Bandeira Nacional, a cinco passos desta;

II - os oficiais que vão prestar o compromisso, com a frente para a tropa e para a Bandeira Nacional, colocam-se a cinco passos desta, à esquerda e a dois passos do Comandante.

III - a tropa, à ordem do Comandante, toma a posição de "Sentido"; os compromitentes desembainham as suas espadas e perfilam-nas;

IV - os demais oficiais da Organização Militar, a dois passos, atrás da Bandeira, em duas fileiras, espadas perfiladas, assistem ao compromisso;

V - em seguida, a comando, a tropa apresenta arma, e o Comandante faz a continência individual; os compromitentes, olhos fitos na Bandeira Nacional, depois de abaterem espadas, prestam, em voz alta e pausada, o seguinte compromisso: "PERANTE A BANDEIRA DO BRASIL E PELA MINHA HONRA, PROMETO CUMPRIR OS DEVERES DE OFICIAL DA MARINHA DO BRASIL (EXÉRCITO BRASILEIRO OU AERONÁUTICA BRASILEIRA) E DEDICAR-ME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DA PÁTRIA";

VI - findo o compromisso, a comando, a tropa executa "Descansar Arma"; o Comandante e os compromitentes volvem-se de maneira a se defrontarem; os compromitentes perfilam espadas, colocam-as na bainha e fazem a continência.

Art . 178. Se, em uma mesma Organização Militar, prestarem compromisso mais de dez oficiais recém-promovidos, o compromisso se realiza coletivamente.

Art . 179. Se o oficial promovido servir em Estabelecimento ou Repartição, este compromisso é prestado no gabinete do Diretor ou Chefe e assistido por todos os oficiais que ali servem, revestindo-se a solenidade das mesmas formalidades previstas no Art. 177.

Art . 180. O compromisso de declaração a Guarda-Marinha e Aspirante-a-Oficial é prestado nas Escolas de Formação, sendo o cerimonial realizado de acordo com os regulamentos daqueles órgãos de ensino.

Tão sensíveis... 3

video

Veja tb os posts:

- Tão Sensíveis

- Tão Sensíveis... 2

So sensibles...

Abraço

Thanks: Wagner

Kart de Rua em Maputo


Abraço

Nem os machos aguentam!

Abraço

Thanks: Wagner

Meio Pau

Pavilhão Nacional a meio Mastro
A 2ª Região Militar está localizada na Av. Sargento Mário Kozel Filho no Bairro do Ibirapuera. Na verdade o militar homenageado, e que deu nome à Avenida, se tratava de um Sd morto em um atentado na madruga de 26 de junho de 1968, sendo promovido post-morten a 3º Sgt., mas este post não tem nada a ver com isto e sim com as imagens da entrada desta Unidade Militar. Perceberam que o Pavilhão Nacional está a “meio pau”? Neste caso em específico foi decretado o Luto Oficial devido à morte do Ex-Presidente Figueiredo em 1999... aquele q disse q preferia o cheiro dos cavalos do q do povo...

O Luto Oficial ocorre quando morre uma alta autoridade ou alguém muito popular, então o Presidente, Governador ou Prefeito podem decretar o luto oficial por tantos dias. A rotina de trabalho não se altera, pois não existe o ponto facultativo ou feriado. É uma praxe usada pela diplomacia mundial que se estendeu até em pequenas prefeituras. Se morrer o Rei Roberto Carlos, o Pelé, ou até o Ex-Presidente Lula, com certeza a presidenta de plantão decretará luto oficial.

Dado interessante é que o hasteamento do Pavilhão Nacional, nos dias de luto oficial, ocorre normalmente durante a execução do toque de corneta indo até o topo, então ele deve ser abaixado, em silêncio, até a metade do pau, ops, mastro.

Comando Militar do Sudeste - CMSE
Abraço

Tão sensíveis... 2

video

Não seria mais fácil tirar o pacote apenas?
... e melhor ainda... pegar a Loira!
Veja tb o post Tão Sensíveis!

Abraço

Thanks: Wagner

Brasileiro... de coração.


Esta semana visitei a embaixada Brasileira aki "no Moçambique". Explico. É que meu filho costuma dizer...

- Papai, vc está "no" Moçambique? - E não "em" Moçambique. Lindo!

Curiosamente descobri ao chegar aki que é costume se dizer "Vc irá na Beira?" (Cidade de Moçambique) e não "Vc irá para a Beira?" como diríamos no Brasil. Ou seja... meu Gordinho estava certo. rsrsrsr

Voltando à visita... logo ao passar pelo portão da embaixada senti uma vibração diferente e... não foi de nenhum dos meus celulares ou de algum moçambicano me encoxando. rsrsrsr

Foi um sentimento de "estou no Brasil", "Estou em casa"... estranho, mas vou fazer o que... foi o que senti.

Um amigo disse que isto não era nada. Que eu sentiria uma emoção muito mais forte quando participasse de alguma solenidade na embaixada...

- Quando tocar o Hino vc vai ver o que te acontecerá!

Não sei não, mas só de pensar já me emocionei. Acho que vou chorar muito. A saudade de casa dói... mesmo pra aqueles que pensam que ela não existe.

A Bandeira Nacional já está na mala e pronta para ser hasteada na minha nova morada... não sei se foi apenas o resquício Militar que me envolveu, mas a verdade é que o brasileiro tem orgulho do país SIM... e se vc acha que não possie este sentimento, viaje para o exterior e descubra o quanto ama nossa tera e tão quão diferente e boa ela é!

Brasil... Acima... De tudo!


Tenente Moscone, ao centro, em uma das solenidades no Quartel General
* O que que esta foto tem a ver?

Nada! Mas aparecem tb os Ten Maia e Varga, além de uma mulherada fardada... Hahaha

Abraço

FDP?



Abraço

Blindado assassino

Cabo de Guerra rolando...

Os instrutores do Curso Básico do CPOR organizaram um cabo de guerra para o término do acampamento e a competição correu sem problemas, mas uma tragédia passou perto de acontecer durante o embate. Em relação à disputa e, só para constar, o 1º Pelotão ficou com o primeiro lugar, porém o Maj de Cavalaria resolveu refazer a disputa final diminuindo a equipe de 25 para 15 alunos. Perdemos. Interessante.

Ocorre que nosso pelotão era mais forte em conjunto e o 5º Pelotão contava com alguns bombadões fedorentos (Ver post Subaqueira Danada), mas com um grupo total mais fraco... O Maj, simpatizante do 5º Pelotão, tb sabia disto e... mesmo com todo o sistema da competição ter acontecido com 25 para cada lado... ele resolveu melar a brincadeira e refazer a final. Coisas do EB. A verdade é que se não ocorresse a segunda final provavelmente estaríamos dentro das barracas no momento do acidente... sei lá.

Devido a revolta dos participantes em geral (O 2º Pelotão era nosso aliado e os 3º e 4º se sentiram tb prejudicados) foi necessário que os instrutores dominassem a situação e aplicassem a famosa “lição de moral” no Corpo de Alunos.

A foto abaixo foi tirada “por debaixo dos panos” pq os responsáveis pela tropa sabiam o tamanho da cagada que aconteceu naquele dia e não tinham interesse que estas informações vazassem. Agora tá na NET.

Área de acampamento - M113 assassino ao fundo
Em destaque, Aluno Campos

Percebam que ao fundo existe um Blindado M113 estacionado, né? Errado. Ele está ali pq acabou de passar por cima de duas barracas para 10 praças que estavam montadas naquele local. Nós estávamos sentados na área central descampada, bem próxima ao blindado e a poucos metros das barracas. Pra se ter uma idéia... existiam 150 alunos neste pequeno espaço... passou muito perto.

Lembro que o Cb Motorista e o Cap do PMT tentavam consertar o blindado há alguns metros da área das barracas quando subitamente o blindado saiu em disparada morro acima. Sem condutor e nem mesmo passageiros. E para a infelicidade dos dois, e nossa, o blindado estava voltado para a área de acampamento.

Arregaço
O M113 possui uma rampa na traseira para o embarque da tropa e foi por aí que o Cap consegui correr, subir no blindado, assumir o comando e desviá-lo exatamente no momento em que ele passaria por cima da tropa... no caso eu tb.

Tá com vergonha, tá?!? Pq tá escondidinho?!? Rsrsr
Do lado esquerdo da foto existiam mais duas barracas. Estávamos em forma, de costas para as barracas e ouvindo o Major falar. Lembro de olhar para trás por causa de um barulho que crescia exponencialmete quando de repente... saiu um blindado de dentro de uma delas... tipo Voalá! Com um cara de óculos no comando, semblante desesperado, tentando controlar aquele trombolho. A ação demorou apenas alguns segundos... que mais pareceram horas.

Foto tirada pelo Aluno Meiguins durante o acampamento
A máquina fotográfica tb foi danificada durante o acidente
Muito equipamento foi destruído naquele acidente, desde mochilas e material pessoal dos Alunos até Fuzis que estavam dentro das barracas. Acho que uns 6 ou 7 tiveram que ser recolhidos para o Arsenal de Guerra devido estarem com quebrados ou com seus canos totalmente tortos. O meu foi um deles.

Para saber mais acesse: Facebook CPOR - 1991

Abraço

Tão sensíveis...

video

Abraço

Thanks: Wagner

Mulher Melancia - O que as pessoas querem?

No que você está pensando agora?
A frase legenda da foto acima é apresentada na tela inicial do Facebook para instigar sua participação na rede, não é? Bom... parece brincadeira… mas o post da Mulher Melancia não só atingiu o topo dos 10 mais visitados na semana como já esta em 2º como o mais visto no blog. Isto em apenas algumas horas.

Como são as coisas... na verdade é de sacanagem que o povo gosta! Mal acabei de postar os vídeos e os acessos já foram pipocando. Se fosse eu ministrando instrução de Pronto Socorrismo no Exército (Ver post Acampamento - 1995) ninguém acessava! Rsrsrsrs



Um dos posts mais acessados do Blog se chama "Be Polite" e ninguém me tira da cabeça que é por causa da gostosa que está na foto usada para a chamada do post, já que o texto descrito circula amplamente pelos e-mails corporativos. E já adianto... não usarei deste subterfúgio para ter um maior nº de acessos no Blog. Se imagens ou vídeos desta natureza forem postados será pq realmente existe a necessidade dos mesmos para o bom entendimento do post, ou coisa parecida, ok? Ou seja... o Blog segue seu caminho!


Quando postei a MM (Ver o post Mulher Melancia em Maputo - Moçambique), cheguei até a fazer uma previsão no Facebook sobre a quantidade de visitas, mas a exemplo dos Japoneses, não imaginava que o impacto seria tão grande:



"Aposto que leva 2 dias pra estar em 1º no nº de acessos..."

Após 1 h. - "Acho que vai menos de um dia..."

2 h. - "Ela já esta entrando nos 10 mais vistos...incrível!"

3 h. - "Adivinhem que entrou entre os 10 mais acessados... Acho que eu não entendo muito bem sobre este negócio de blog..."

Neste interím um amigo postou: "Esse é o Povo do nosso pais. Republica de bananas!!! E da-lhe roubalheira no governo, sem cultura da nisso!!!" (sic)

Mas vejam bem... pela primeira vez na história do Blog outro país teve mais acessos que o Brasil. Isto mesmo... pouca gente me conhece aki em Moçambique e ainda não tenho amigos Moçambicanos no Facebook, porém o Youtube bombou de acessos através da pesquisa e isto foi um pulo para o Blog. Tem gente no youtube pedindo desesperadamente por mais vídeos... e os acessos... em algumas horas ultrapassará vídeos postados a mais de 4 meses e que, até então, seguiam como líderes absolutos de visitas.

Tenho minhas restrições quanto a este tipo de entretenimento e percebo que as pessoas demonstram indignação total para este assunto quando são questionadas, porém curiosamente o nº de acessos mostra o contrário. Será que agora ETs estão acessando meu blog? Será que estes são alguns dos eleitores que votaram no Tiririca? Pq mesmo com o nº de votos que ele teve eu nunca conheci ninguém que admitiu ter votado nele, ou será a desculpa de que “Quero ver só para criticar!”?

Vamos parar com isto galera... gostou, assiste. Não gostou... se afasta. Vamos começar a admitir nossas preferências, mesmo que sigam contra a da maioria... ops... de alguns. Rsrsrs


 
Atualmente (20/07/11):

Mulher Melancia em Maputo - Moçambique
13/03/2011, 4 comentários 1.782 Visualizações de página

Mulher Melancia - O que as pessoas querem?
14/03/2011, 2 comentários 492 Visualizações de página

1995 - 43 anos de 2º BPE
02/11/2010, 12 comentários 447 Visualizações de página

Atores X Lutadores
19/10/2010, 1 comentário 281 Visualizações de página

Amizade: Homem X Mulher
23/04/2011 252 Visualizações de página

Rap do Niltão
12/12/2010, 4 comentários 213 Visualizações de página

Cantadas de Pedreiros
02/04/2011 166 Visualizações de página

Be polite!
16/01/2011, 2 comentários 160 Visualizações de página

Quem gosta de mulher mais velha?
28/02/2011 158 Visualizações de página

Frases ao pé da letra...
26/04/2011 155 Visualizações de página



Por Regiões:

Brasil 24.970
Moçambique 3.203
Estados Unidos 2.859
Portugal 561
Canadá 262
Japão 206
Reino Unido 185
Alemanha 152
França 79
Marrocos 59


Momento em que a MM "derruba" um dos fãs durante o show
Ao fundo percebe-se um dos 3 telões instalados no Coconuts
O fã adorou e o público foi ao delírio
Ps: Para acessar meus vídeos no Youtube acesse a conta EUMOSCOW ou digite o mesmo texto em pesquisar. Após vc abrir o primeiro vídeo o restante será carregado na barra lateral de sugestões do Youtube. Enjoy yourself!



* Adivinhem quem já está em 2º tb...



** Quer mais fotos acesse o site do jornal O País!



Veja tb:


Mulher Melancia - Concorrência desleal


Mulher Melancia em Maputo - Moçambique



Abraço

Mulher Melancia em Maputo - Moçambique



A entrada...

Vejam como são as coisas... se eu estivesse em SP vcs acham que eu me daria ao trabalho de sair de casa, pagar R$ 50,00, em uma noite linda de sábado, pra ver a apresentação da Mulher Melancia?

Claro que não! Pois é... só que em Moçambique, a 8.000 km de casa... eu não perderia por nada, peguei meus MZN 1.000,00 (Mil Meticais) e fui pra lá, ou vcs pensam que aki temos tanta opção assim de diversão?

Avisei a Dona Maria que iria até o Coconuts para assistir a tal performance e pasmem... cheguei a 2 incríveis constatações nesta intrigante madrugada:

1 - O povo moçambicano adora o programa "Vai dar namoro" da Rede Record... isto mesmo, a Globo e a Record passam aki tb, ou seja BBB, Zorra Total, Bispo Macedo e o escambau ainda me assombram por terras ká;

2 - A Mulher Melância é a sensação no país!

Primeiro comecei a filmar de cima, mais distante, do camarote, mas o negócio foi tão... como diria... carioca, que resolvi me aproximar e registrar algumas imagens da folia. Afinal, tenho que admitir, foi uma apresentação bem peculiar.

Teve gringo expulso do show, moçambicano arrastado pelo segurança, mulheres empurradas pra longe do cordão de isolamento... coisa de louco! Rsrsrsrs Com o perdão do exagero... foi tudo mais ou menos assim mesmo, só que guardadas as devidas proporções entre SP X Maputo.

Ah... já ía esquecendo... ela queria fazer a segunda parte da apresentação de bikini, tipo tirar a roupitcha vermelha e dançar com o conjunto preto que estava por baixo, só que aki em Moçambique isto já é demais... o cara da organização, em off, censurou a idéia ainda durante a apresentação. Neste aspecto, acho que o Brasil esta avançado "até demais".

Não esquentem pq os vídeos são curtos e acho que não dá nem tempo pra ficar irritado...

É pessoal... como diria minha mulher (Ver post Mara Cogo):

"Em terra de cego quem tem um olho... não enxerga!"






... e a saída!
Ps: Minha senhora acompanhou a apresentação on-line pelo meu Facebook... não é um amor?



Veja tb:



Mulher Melancia - O que as pesoas querem?



Mulher Melancia - Concorrência desleal


Abraço

Prende eles!



Ten Moscone
Ano 1996, 2º BPE em Osasco – SP
O Serviço de "Oficial de dia" (Ver post Rotina Militar) estava tranqüilo e já ultrapassava as 20:00 h. quando um Jeep trazendo uma equipe do 39º BIL adentrou ao 2º BPE. A Vtr que transportava os militares era comandada por um 2º Ten e se completava com um Cb (Seg Vtr) e o Sd Motorista.

O motivo da “visita” seria uma suposta agressão de um Sd do 2º BPE a um Sd do 39º BIL em uma estação de trem nas proximidades da região, tipo briguinha de criança... "seu Sd bateu no meu"... "buááá"... nada demais. Porém devo lembrar que meu pacato serviço fora incomodado e que isto não sairia tão barato assim para aquele grupo de militares reclamantes.

É sabido que todo militar deve andar de posse da documentação, pessoal e administrativa, sempre que estiver fardado e na PE isto é levado à risca. Constantemente questionávamos os militares visitantes sobre este procedimento e quando identificávamos esta transgressão, o destino era simples e certo... recolher os elementos à cadeia. Fato é que esta rigorosidade foi caindo por terra com o passar dos anos e, já em Osasco – SP, isto não mais era aplicado... só que era por ali que eu queria pegar no pé daqueles caras. Como eu faria então para cobrar a documentação da equipe sem que, de alguma forma, não sobrasse pra mim depois?

Conversa vai, conversa vem, e de certa forma fui até que simpático com o outro Oficial... em determinado momento o questionei despretensiosamente sobre a documentação da equipe...

- Opa! Falando nisto... a equipe está com a documentação completa? – Perguntei pra ele.

Ele olhou para o cabo e para o Sd e respondeu meio indeciso...

- Claro! Aki tá tudo certo... né, cabo?

Pronto. Tava aí a deixa. Deve estar tudo errado. É por aki que vou causar.

- Ten Fulano, preciso da sua identidade para preencher o B.O., ok?

- Claro! Tá na mão...

1º erro: Ele entregou uma identidade de Aspirante a Oficial, porém seu fardamento o apresentava como 2º Ten, ou seja, identidade vencida ou não atualizada: Prender.

- Eita nóis... Aspirante... Tenente... que porra é vc?

Gaguejou...

- Tá, tá, tá... Cabo... passe pra mim sua identidade e cartão de cabelo? – Dirigi-me diretamente ao praça que tb fazia parte da equipe.

2º erro: O Cb não possuía cartão de cabelo. Não portar documentação obrigatória: Prender.

3º erro: O Comandante da Vtr, no caso o Ten, não verificou a documentação da equipe que sairia em missão: Participar ao Comando do 39º BIL.

- Meu Deus... aposto que o Sd é o único com a documentação correta... – Comentei em voz alta e visivelmente irritado.

O recruta então estendeu a mão e entregou a identidade, cartão de cabelo, ficha de Vtr e o escambau... tudo ok! Pudera... um monte de gente pra cobrar ele... o lado mais fraco estava correto!

Passei um sermão no Oficial e em seu subordinado, preenchi a ocorrência e liberei a equipe. Na manhã seguinte não tardou para eu ser chamado no Pavilhão de Comando. O Sub Comandante não deixou nem mesmo eu entrar em sua sala e começou a esbravejar...

- Moscone... que porra vc fez? O Cel Amauri, Comandante do BIL, ligou aki e está puto da vida com a gente! Disse que não entende pq o pessoal da PE é tão babaca... que vc queria prender o Tenente dele... a equipe... e o caralho...

Eu já era 1º Ten e experiência de PE não me faltava, tanto pelas missões e responsabilidades e elogios que recebia quanto pelas punições que sofri durante minha carreira, logo, permaneci calmo e calado e deixei o Superior falar até se acalmar um pouco... não muito pra não perder a emoção do momento...

- Porque vc pediu a identidade do Tenente, porra?

- Cap (Molinari), de acordo com sua última determinação, faz-se necessário o preenchimento de B.O. para toda ocorrência registrada ou que envolva o 2º BPE, logo eu necessitava dos dados do denunciante, no caso o Tenente. Não vi problema nisto, aliás, como eu poderia imaginar que um Tenente do Exército circula por aí com uma identidade de Aspirante?

- E o Cb? Caralho... até o Cb? – Perguntou o Sub Comandante, ainda puto e tentando achar falhas na história.

- Cap, no B.O. é necessária a assinatura de uma testemunha, então optei pelo Cb que acompanhava o Oficial. Neste caso não tivemos grandes problemas pq abri mão dele, já que não possuía toda a documentação necessária e isto poderia gerar problemas disciplinares futuros. Sobrou o Sd Motorista como testemunha, que por sinal, era o único correto na ocasião.

- E precisava falar que ia prender todo mundo? Esculhambou o Aspira... o Cb... que merda! – Disse ele já com ar de dúvida na situação.

- Veja bem chefe... “O PE orienta o responsável” (Ver Post 2º BPE)... eu orientei o Oficial sobre não deixar sua Unidade sem a documentação necessária, tanto dele quanto de sua equipe, e informei que tais transgressões eram passíveis de prisão, mas que por sermos “pares” e o 2º BPE ser "parceiro" do 39º BIL, eu abriria uma exceção. Expliquei que o único que poderia ser liberado era o Sd, porém este tb estaria impedido de deixar nossas instalações pq, para uma Vtr militar poder circular, é necessária a equipe completa: Comandante de Vtr, Sd Motorista e Seg de Vtr... além da respectiva documentação.

O Cap S3 que tb acompanhava o caso apenas balançava os ombros sem dizer nada... e enquanto o Sub Comandante murmurava e mexia sem objetivo em alguns papéis na sua mesa eu aproveitei pra emendar mais uma...

- Cap, eu sei que estou errado e que na verdade deveria ter recolhido todo mundo à cadeia, mas se tratava de um Oficial companheiro e eu achei melhor liberar...

- Cassete... sai daqui Moscone... porra! Estes Tenentes só me fodem!

Abraço

Aeroporto de Maputo





É... não desacredita não! O Aeroporto é lindo e a máquina fotográfica é boa mesmo... rsrsrsrs
  
Olha a bagaça por dentro...

 

Esta é a imagem aérea da cidade
O vídeo não ficou muito bom, mas deixo pra vcs decidirem se o pouso em Maputo foi tranquilo. rsrsrs


Eu tb tomei um susto quando o reverso abriu... "Cassete! Esta porra esta desmontando!". Sorte que eu não sou escandaloso e apenas pensei comigo... caso contrário seria mais um mico!... rsrsrs

Cuti, cuti... até logo Tete.
Abraço