Até mais, Tenente Moscone!

´Este foi o último "cartão de cabelo" que assinei... (Ver post Rotina Militar)
Outro dia recebi um comentário no post O Tombo que me fez rir bastante. Foi enviado por um Sd NB que demonstrava todo o seu trauma com o EB e que me usou como pivô para justificar seus fantasmas do passado. Até aí normal... ninguém é unanimidade, aliás, algum desses intelectuais disse certa vez que “Toda unanimidade é burra”, logo, hoje em dia espero estar acertando mais do que errando.

Para esclarecer, Soldado Núcleo Base (Sd NB) é aquele que geralmente cometeu alguma alteração grave e não conseguiu sair na 1ª e nem na 2ª baixa, que são uma espécie de recompensa para aqueles que melhor desempenharam suas funções no Serviço Militar Obrigatório. Se o camarada ficou para a 3ª e última baixa (Sd NB) é porque, na maioria das vezes, coisa boa não foi e neste caso em específico ainda não parece ser.

No vídeo abaixo esta parte da comemoração da minha despedida do 2º BPE quando da minha transferência para o Comando da 2ª Região Militar em 1996. A cerimônia foi meio que no padrão Militar até determinado momento... quando os Soldados começaram a gritar de maneira espontânea e repetidamente meu nome. A euforia dos presentes pegou a todos de surpresa e nem mesmo a presença do Subcomandante do Batalhão e do Capitão S4, que prestigiavam à despedida, inibiu a Tropa de prestar sua homenagem. Tem até o choro contido do Ten Maia (Que viadinho!). Por isto e por muito mais coisas que vcs viram e ainda acompanharão neste blog, eu posso dizer que já naquela época eu errava menos do que acertava... e olha que eu errava pra caramba! rsrsrs
Abraço



12 comentários:

Anônimo disse...

soldado nb:94/95.

olá moscone,tudo certo contigo?não pudi deixar,de ver esse teu video,da tua despedida na pe.confesso que achei,muito legal isso!imagino que muitos te admiraram,e até hoje te admiram muito!
bom eu me lembro,que lá na 1 cia de 94,toda a garela gostavam de ti!e até os enganjados de 93,falaram muito bem de vçe!bem sei que há,alguns que talvez não,foram muito com a sua cara!mas infelizmente não,dá pra agradar todo mundo!
o cel couto filho,e cel mario ficaram,até quando na pe?o cap molinari era,o sub comandante naquela epoca?conte-nos mais da sua vida,lá no qg do eb e um pouco,mais de vçe na pe em 93.ok?

até mais!que deus sempre te proteja!

Alexandre Moscone, CPP disse...

Opa... tenho bastante assunto pra abordar aki no blog. Mas vamos lá. O Cel Mário ja partiu do nosso convívio. Infelizmente. O Cel Couto Filho ainda trabalha como consultor e estive com ele na missão até alguns anos atrás. Realmente um dos melhores profissionais que pude conhecer. No mais... vou mandar no blog! rsrsrs

Abraço

Anônimo disse...

Pois é Moscou, eu me lembro bem que vc era um tenente tranquilo! Acho que quando eu vim transferido para o RJ, eu falei contigo que já estava na RM, a respeito da minha grana da movimentação, se lembra?
Poxa, rapaz, quando tempo faz....Mais 7 anos no RB e eu me aposento! A PE foi uma grande escola pra mim! Levei minhas porradas por lá, dei meu sangue e acabei (e acabaram) com meu sistema nervoso (KKKKK), mas depois tudo entrou no eixo! O EB tá bem diferente agora, acredite! Tem contraditório e ampla defesa, coisa que na época era pra ter, mas que não tinha...Eu levei porrada até por chegar atrasado, putz....hoje em dia nem o soldado EV é punido por isso, mas....É isso aí, legal esse seu BLog! Gostei!
Um abração pra vc!
Na época da PE eu era o Sargento Junior!

Anônimo disse...

Mas, apesar de tudo, tudo mesmo, eu não queria sair da PE!
Era uma tropa diferente, acredite!
Só vim para o RJ por conta da morte de meus pais!
Lembro que vc agilizou a minha indenização da movimentação lá na RM!
Acho que, se minha memória não falha, certo dia, enquanto eu pegava uma carona contigo, a gente pegou um trânsito violento numa marginal daquelas e chovia muito! Eu olhava pela janela do carro e via o rio subindo rapidamente e falei contigo: " -Porra, tenente, a gente vai se molhar", rsrsrsrsrsr!
Bons tempos! Depois que fui para outro quartel, o pessoal falava muito: "Relaxa PE, aqui é mais light, rsrsrsrs"
Mas já viu né? "Uma vez PE, sempre PE"
Sargento Junior

Alexandre Moscone, CPP disse...

Eu imagino como o EB esta. É o futuro... sei lá! O que sei é que a instituição esta enfraquecida pela qualidade de profissionais que lá estão... sim... generalizando. E não adianta cair de pau em cima de mim! É o mercado quem esta dizendo, desculpe. Não atirem no mensageiro... encontrem a solução! Rsrsrsrs

Abraço

Anônimo disse...

Realmnte está diferente, cara, mas é como disse um subcomandante que eu tive: "O EB mudou, mas eu prefiro assim!"..o que acontece é que hoje em dia devem ser respeitados uma porrada de direitos e que antigamente não eram respeitados! E isso vale para todo mundo! Antigamente, vc lembra, ou pelo menos ouviu falar, que o cmt entrava no aquartelamento e mandava, caso o banheiro, só a título de exemplo, não estvesse limpo, recolher o cmt gda ao PIC! Cara, não foi o meu caso, minhas porradas vieram por outros fatos, mas isso era uma coisa meio medieval! Hoje não se trancafia ninguém sem o devido processo legal (até no EB) nem se deixa de observar o contraditório e a ampla defesa! Fez errado, a coisa não vale!
Mas, em relação ao profissional, os caras estão mais cientes de suas possibilidades e direitos! O lobinho chega na tropa e sabe o que pode e o que não pode fazer e deixar que façam com ele! Isso é qualidade de vida! Tem gente da Academia que não está esquentando lugar na tropa! Passam em concursos e vão embora! Mas a instituição continua a mesma! Continuamos a saudar a bandeira, prestar nossa continência e tudo mais, mas sem atrocidades! Todos entenderam como deve ser e o fazem, profissionais que são!
E a vida na caserna segue!
JUNIOR

Anônimo disse...

Tem gente muito boa, muito boa mesmo engrossando as fileiras da instituição! Os maus profissionais existem? Existem sim! Mas o sistema cuida de deixá-los para trás! O terceirinho estuda, já é formado e muitas vezes pósgraduado, então não adianta falar qualquer besteira que não vai descer goela abaixo!
Moscou, eu adoro recordar os tempos de PE, mas certas coisas...sei lá! Se eu bebia feito um louco, tudo bem! Mas um dia que falei a um superior meu, muito conhecido, aliás, que queria estudar, a resposta veio seca e rápida: "Sargento não tem que estudar, tem que ser sargento"
Então, meu bom tenente, os profissionais estão diferentes, mas "fracos", talvez não seja bem assim!
Bom, isso é um ponto de vista, estou com 23 anos de EB e dá para saber algumas coisinhas, ainda mais tendo um começo de carreira como o meu e o seu, na PE!
Mas isso é que enriquece o debate, rs!
Grande abraço!
JUNIOR

Alexandre Moscone, CPP disse...

É Jr. eu tb defendo a instituição e sei o trabalho incrível que os profissionais do EB executam, mas como eu disse, o mercado é que esta falando, não eu. E nem podia ser diferente, já que estou afastado do EB a mais de 11 anos e nem acompanho o dia-a-dia da instituição pr poder falar. Hoje em dia vale mais o que se pensa do que o que realmente acontece.

Abraço

Alexandre Moscone, CPP disse...

Sim... o processo de hierarquia tem que acompanhar os avanços da comunidade/sociedade, mas o que se fala é que os bons profissionais estão sendo sugados pela área privada e a qualidade dos novos profissionais vem caindo há muitos anos. Não como um problema recente, mas estrutural. Putz... que papo cabeça! Hahahah Chega... rsrsrsrs Vou ter que postar um monte de posts engraçados pra sair desta seriedade... rsrsrs

Abraço

Anônimo disse...

Posta aí, cara, posta aí, rsrsrsrsrsrsr....
Realmente, dar risada faz muito bem...eu tava vendo vc mostrando as rádios daí onde vc está ...eu gostei...deve ser muuuuito diferente mesmo!
Grande abraço!!!!
Tava vendo tb o RAP do Sgt Nilson e dei várias risadas altas, rsrsrsrsrsr!! Que benção, hein?!?!?!?!
Porra vi tb o Ten Vargas, caraca que maneiro, gente finíssima. Ten Milani, outro sangue boníssimo! Henrique, puta, cara gente demais!Ten Oliveira, putz, que cara maneiro, Sub Novais, saudoso, era um cara ímpar! Tem gente que era tenente e capitão na época e eu encontrei aqui comandando os batalhões de Infantaria na Vila Militar, sabe onde é, né? Ali, onde tem a Brigada dos PQD e de onde vc fez o torrequedismo, rsrsrsrsrsr! Se tiver contato com eles, exceto o Novais, pois aí vais ter que ir num centro de mesa branca, kkkkkkk, mande lembranças a todos!
Grande Moscou, um grande abraço!
Junior!

Anônimo disse...

verdade seja dita,mosconi foi um dos caras mais decentes que conheci no EB,QUANDO ALOPRAVA NAO ERA POR PRAZER E SIM POR SARCASMO E IRONIA,TEN MAIA OUTRO CARA DESCENTE,DE BOM CORAÇAO NAO FAZIA MAL PRA NINGUEM,EM QUESTAO SER HUMANO O MELHOR DE TODOS,TEN MILANI CHATINHO PRA CASSETE,MAIS ATÉ DA PARA ENTENDER,AGORA TENENTE LEONARDO ERA UM CARA QUE ALOPRAVA PELO PRAZER,GOSTAVA DE HUMILHAR OS OUTROS,NARIZ EMPINADO,CHEGOU ATÉ A ME AGREDIR.MAIS QUEM PLANTA COLHE ESSE LEONARDO NÃO TEM UM LINK NA INTERNET,NÃO APARECE EM LUGAR NENHUM,TEM MEDO DE TUDO POIS SABE QUE SEU PASSADO ESTA REVESTIDO DE INIMIZADES
VALEU MOSCOU ME LEMBRO QUANDO VC RONDAVA DE BICICLEIA O QUARTEL,AQUELA MESMO QUE VC IA E VOLTAVA PARA CASA

Alexandre Moscone, CPP disse...

Valew companheiro, mas sobre os outros tenentes... vou me abster de comentários pq gosto dos caras e sou camarada deles ainda! hahaha

Uma vez PE, sempre PE!!!

Abraço

Moscou

Postar um comentário