7 de setembro

Cia de Escolta e Guarda - 7 de setembro de 1993
Formação "Em cunha"
Após passar pelo Curso de Oficiais, realizar os estágios (Ver posts O Preso e Goniômetro Bússula), e o diabo a 4, fui designado para servir no 2º BPE (Ver post 2º BPE) no início de 1993, sendo incumbido de assumir o Comando do 2º Pelotão da Cia de Escolta e Guarda. Aquele ano não foi muito bom pra mim dentro das fileiras do Exército, porém “aquilo que não te mata te fortalece” e o restante da minha carreira seguiu com relativa tranqüilidade depois da excessiva pressão que sofri durante aquele período. Mas o ano de 93 será assunto para outros posts. Neste eu quero falar sobre meu primeiro 7 de Setembro como Oficial do Exército Brasileiro, ok?

Éramos num total de 4 Oficiais na Companhia de Escolta e Guarda: Ten Felipov (Comandante de Cia), Ten Alves, Ten Oliveira e Ten Moscone, estes últimos como Comandantes dos 3 Pelotões de PE. Ocorre que os 3 primeiros eram também Motociclistas Militares (Batedores) e realizariam diversas escoltas durante o desfile, ou iriam mesmo é desfilar motorizados, não sei, o que sei é que sobrou pro Aspira aki Comandar a Cia durante o desfile.

Não sei de quem foi a idéia, mas gosto de pensar que foi minha, de desfilar em formação de CDC ou se preferirem por extenso, Controle de Distúrbio Civil. Meu amigo Varga dizia que na verdade queria dizer “Cara De Caraio”, mas vamos lá. Treinamos que "nem uma porra" pra esta solenidade e durante os treinamentos cheguei à conclusão que a única maneira da Tropa ouvir os comandos de mudança de formação era através de silvos de apito. Algo como 3 silvos curtos, em cunha, 2 silvos curtos, em linha, e assim por diante...

Dias antes do desfile fui pego em uma das armadilhas do destino... estaria de serviço (Ver post Rotina Militar) no dia 06 de setembro. Alguns até diriam "Azar Militar!".

- Sem problema... eu agüento. Sou fudidão! – Pensei.

Triste engano. Naquele serviço choveram alterações e consegui dormir apenas umas 2 horas, já que as 03:30 h. deveria estar de pé para iniciar a preparação da Tropa para o desfile. Eu era acostumado a aguentar o tranco de ficar sem dormir, porém esta missão seria diferente de todas as outras com que eu estava familiarizado.

Tudo corria bem e eu estava legal, porém quando entramos na Avenida Tiradentes eu resolvi iniciar as mudanças de formação e... um silvo de apito... dois silvos de apito... três silvos de apito... e tudo apagou! Não sei explicar, mas acho que caminhei naquele momento uns 10 passos da minha vida totalmente em “off”. Lembro-me apenas de acordar durante o desfile, no meio da formação e como se fosse em um filme sabe, tipo quando explode uma bomba e o cara fica surdo, desnorteado e aos poucos vai voltando? Então... quando retornei a Tropa já estava até em outra Formação. O incrível é que tudo isto aconteceu comigo ainda marchando.

Quando me recuperei procurei com o olhar o Sgt Witzel, 2º na cadeia de Comando, e que seria o responsável por conduzir o grupamento caso eu sucumbisse aos anseios do desmaio. O cara tinha percebido o que acontecera e estava com uma cara que jamais esqueci... aproximei-me e...

- Witzel... vc viu aquilo?

- Que porra aconteceu? O Sr. apagou? – Perguntou ele, ainda atônito.

- Se liga aí... se rolar de novo vc assume.. não pare de jeito nenhum! – E voltei para a formação.

Como podem perceber eu não tive mais problemas e o desfile ficou imortalizado nestas belíssimas imagens da Formação “Em cunha”, formação muito utilizada em confrontos e eficiente para dividir uma turba (Multidão).


Ao centro, Ten Moscone no Comando da Tropa
Quem não teria orgulho de Comandar este Grupamento?

P, É, Brasil!
Abraço



2 comentários:

Barboza disse...

Grande 1º Sgt Witzel! Boas lembranças dele como chefe de instrução no ano de 2008.

Abrss. CB Barboza R2

Anônimo disse...

Moscone disse: Este era um dos poucos apenas bons para a infantaria!

"Os melhores são apenas bons para a infantaria!"... lembra?

Abraço

Postar um comentário