Sub Novaes

SubTenente Novaes
- Novaes! Qual a escalação do Uruguai na final de 50?

- Tenente Moscone... Militar competente, bonito, esbelto...

- Não enrola Novaes, fala logo!

- Maspoli, Mathias , Gighia, Julio Perez, Schiafino, Gambeta, Obdulio Varela, Rodrigues Andrade, Miguez e Moran... Ah! O Técnico era o Freitas Solich.

Então todos caíam na risada. Claro que eu perguntava isto sempre que a cantina estava cheia de soldados. Fiz isto tantas vezes que decorei a maior parte daquele time que bateu o Brasil em 50 no famoso "Maracanazo".

Como comentei anteriormente (Ver post Soldado Anônimo) o Sub Tenente Novaes tinha uma cantina dentro do 2º BPE, tanto na Abílio Soares como depois em Osasco. Militar reformado, não sei se ele chegou a combater realmente, o que sei é que ele fez parte da força de paz da ONU no Canal de Suez. Gente da melhor qualidade!

É sabido a dificuldade que o EB tem em conseguir recursos do Governo para custear tanto a manutenção das instalações quanto suas raras e necessárias melhorias, porém o empenho dos militares de cada Unidade e as rotineiras doações de civis simpatizantes possibilitam manter nosso glorioso Exército ainda na ativa. O Sub Novaes era um cara de contatos e, dizem, que ele foi um dos grandes responsáveis pela construção do Quartel na Abílio Soares devido às doações que conseguia para o 2º BPE, além de outras contribuições... a lista é extensa!

Meu amigo Fausto (Post Jesus on-line) serviu na PE em 1991 como Sd Motorista e contou que em certa ocasião levou o Sub Novaes de Vtr pra comprar ou receber doação de algum material, não me lembro bem, na região da marginal Tietê - SP. Curiosamente durante a missão, eles foram abordados por um civil...

- Novaes! Meu grande amigo!

Era o apresentador de TV Raul Gil que se aproximou e deu um grande abraço no Sub Tenente.

Este tipo de história vc só conseguiria ouvir dos outros... o Sub Novaes era muito humilde para contar vantagem sobre alguma coisa.

Abraço amigo Novaes, esteja onde estiver!



29 comentários:

Fausto Viana disse...

Moscou, servi na PE em 1991 e naquela época começamos a construção do Hotel Militar (que tem até hoje...foi o que restou) na Rua Abílio Soares. Eu era o motorista de Ford 600 que buscava todos os materias que o SUB conseguia para o quartel. Uma ocasião um dos materiais se soltou da carroceria e ele me perguntou se tinha faltado a instrução de "nós / amarrações " ? Subiu amarrou novamente, e disse: - Não vou participar você porque é um bom soldado, mas se essa madeira cai na cabeça de algum cívil a coisa seria complicada.
Fiquei feliz e impressionado pela atitude dele, que para os que conheceram sabem que um dia ele como Sargento de dia, fez "parte" dele mesmo no boletim do Dia, não porque erá rude, pelo contrário preservava os valores. Sub Novaes, um homem de caráter e atitude !
Que Deus o guarde onde ele estiver !

Fausto - Soldado Viana.

Alexandre Moscone, CPP disse...

É Faustão... estamos ficando velhos... daqui a pouco é a gente que vai pro saco.

Abraço

André Varga disse...

Gde "Subi-Novais"!!!

Uma das suas sacadas mais brilhantes era a explicação pq preferiu, no final da carreira, mmo condecorado com participação em Suez, CDE, etc., continuar Sub e não subir a Oficial QAO:

"Tenente, a pirâmide hierárquica do EB tem duas faces: as Praças e os Oficiais. O ST é o topo da pirâmide das Praças e o Asp Of e o 2oTen é a base dos Oficiais. Prefiro continuar o 'General das Praças' que o 'Recruta dos Oficiais'. Um Sub todos respeitam."

Esse era o Sub Novaes! Figuraça! Ser humano diferenciadíssimo!

Pai de todos os PEs do 2oBPE. E ainda assim, mesmo com idade para ser meu avô, aposentado e trabalhando à paisana, nunca deixou de se referir a um Oficial como "Senhor", nunca "acochambrou-se", nunca "se baseou". Tal era a autoridade moral dele, que mesmo te chamando de "Senhor", ele é que nos "enquadrava". Sensacional!

Dos nascidos em 06/Maio, entre Sigmund Freud e Maximiliem Robespierre, sem dúvida Novaes Costa honrou a data!

Esse vale uma CONTINÊNCIA!
:)
< / >.

Alexandre Moscone, CPP disse...

Realmente ele era diferenciado... até nos comentários dos posts ele consegue participar de mais histórias... e ainda vive em nossos corações.

Abraço

Duarte disse...

Olá mosconi, como vai? Não sei se vai lembrar - se de mim, fui soldado da escolta em 1993 nome de guerra Duarte, eu era sossegado demais e por isso chamado por vc muitas vezes de mocorongo. Hoje casado em com filhos me lembro disso e dou risada sozinho, espero que vc esteja bem bela foto com o sgt Nilo, um abraço e comente a mensagem se quiser.

Duarte disse...

PS. Não me faça pagar 10 por ter errado seu nome, foi proposital pois na época paguei por isso.Rsrsrs.

Alexandre Moscone, CPP disse...

É Duarte... o tempo passou e fico contente que vc tb tenha boas lembranças do EB. Sempre procurei ser companheiro de todos no Exército e a todo momento percebo cada vez mais que o que pode diferenciar uma pessoa da outra não é sua posição social e sim a maneira como tratamos o próximo!

Sobre pagar cangurus, desculpe, minha doutrina militar é da velha guarda e... vc sabe... eu fazia mesmo era pra sacanear... rsrsrs

Abraço e obrigado por acompanhar meu blog...

Duarte disse...

Olá Moscone, eu gostaria de perguntar uma coisa; apesar de eu ter o meu sobrenome Duarte, minha familia por parte de pai chama-se Moscone também, alguns tios e primos dele viviam até alguns anos atrás na Vila Maria,zn de São Paulo. Não sei se temos algum parentesco mas, se puder me informar o nome de seus pais eu agradeceria, o meu se chama Reinaldo e é filho de Olga Moscone e Edmundo, obrigado.
Eu gostaria de te pedir um outro favor,tenho apenas 3 fotos minha do quartel e meu filho sempre me pergunta sobre esse período da minha vida, se vc tiver imagens da corporação de 93 por favor coloque no seu blog ok.eu era da escolta Tn. Alves e Sto. M. Moura
Um abraço, que Deus continue te abençoando.Aguardo resposta.

Alexandre Moscone, CPP disse...

Já pensou se formos parentes? Que coincidência! rsrsrsr

Meu pai se chama Armando e Minha mãe Aparecida... e sobre as fotos, vou postar, mas tb não tenho tantas fotos assim de 1993, ok?

Abraço

Unknown disse...

A escalação citada não é do Brasil, é do Uruguai... Ou você errou a pergunta ou a resposta...
abrax

OLIVA

Alexandre Moscone, CPP disse...

Putz! Valeu! Já arrumei... aliás... 250 acessos só hoje. Acho que o povo tá sem o que fazer!

Abraço

Anônimo disse...

e moscone eu lembro do sb novaes ele me disse que eu era o melhor motorista do batalhoa e claro que era tinha muitos mas o leonardo so escalava eu porque eu era foda mesmo dirigia 2 e meia mas guando foi para osasco fiquei dirigindo os onibus nolvo que satisfaçao assi cd c barbosa esc guarda nb 1996 abraço.

Alexandre Moscone, CPP disse...

O Sub Novaes era muito raro! Ele dizia isto pra todo mundo... e vou dizer, dirigir 2 1/2 do EB não é pra qualquer um. Não pq é difícil dirigir o caminhão ou pq as missões são foda, mas pq geralmente estão capengas e nem freio tem! Hahahaha

Abraço

Anônimo disse...

O que houve com o Sub Novaes? Acredito que ele tenha falecido.
Servi na PE em 2003 e me lembro bem dele. Era gente fina!!

Unknown disse...

fui motorista do Sub Novais em 1992 ,soldado Roda,saia praticamente todos os dias para resolver assuntos ligados as manutenções e interesses do segundo batalhão de policia do exercito 2BPE, trago seus conselhos até hoje na minha memoria, sou muito grato pelo aprendizado que tive durante todo meu serviço obrigatório,
Sub Novais muito obrigado!

Unknown disse...

Quantas recordações, histórias do 2° BPE. ((Abílio Soares)) 👏🏻👏🏻👏🏻 Servi em 91 - 1ª CIA. 30 anos se passaram!! Feliz 2022 à todos!!

Unknown disse...

Servir também ano 1996. Companhia vcs capitão Carvalho Lima ccs

Unknown disse...

Gostaria de de rever alguns companheiros

Unknown disse...

Servir a pé ano 96. Ajudei fazer a mudança de Ibirapuera p Osasco eu era SD sena do pelotão de obras gostaria de bater papo c algum companheiro ano 96. ZAP 33999887378

Anônimo disse...

Servi em 93. Sim conheci o sub ten. Novaes. E suas histórias.

Anônimo disse...

Duarte cara nem acredito.. acho que nem vai ver isso, sou eu SD Alberto por onde anda

F.Alves turma 93 disse...

Sd F.Alves número 1029 turma 93, até essa data vivasso

Anônimo disse...

Eu sou a Márcia,filha do Sub Novaes. Não tem um dia, q eu não lembre dele. Meu Herói,Amigo,Parceiro de jogos ( TDS os tipos), Pai exemplar e amoroso. Avô sem igual. Faz tanta falta. Seus ensinamentos e seu caráter,foram sem dúvida,o Maior Legado. Obgda por TDS demonstrações de Amor, Respeito e Admiração. Era Único.

Anônimo disse...

Tivi o prazer de conhecer o sub tenente Novais servi ano 1996 ele tinha uma cantina no batalhão e comandava o pelotão de obra

Anônimo disse...

Eu sargento sena

Anônimo disse...

Servi em 96 tivi a honra de conhecer o novais

Anônimo disse...

Boa noite também fui no tempo do Novais ele comandava pelotão de obra

Anônimo disse...

Servir também em 96. 2 bpe foi uma horta servir c Novaes capitão Felipove tenente milane capitão Carvalho Lima Moscone sarg Nilo major Roberto eu era SD engajado

Anônimo disse...

Sub tem Novais comanda pelotão de obras. Eu era pintor fazia muita raiva nele ele me dizia sena você não e militar eu dava risada

Postar um comentário