São Paulino?

Foto do Tio Chicão... no Google Street!
Início da década de 80 - Um vizinho nosso convidou eu e meu tio Chicão para assistir ao clássico São Paulo X Corinthians no estádio do Morumbi. Como comentei no post, ATARI - Um convite à inocência, a situação em casa não era muito boa e não tínhamos grana para pagar as a entradas... o ônibus... o lanche, ou seja, não iríamos.

- Eu pago, mas vcs terão que ficar comigo na torcida do São Paulo. - Avisou nosso amigo São Paulino.

Aceitamos de imediato, afinal não era sempre que conseguíamos assistir um jogo do Timão, ainda mais na faixa!

Domingão, tempo fechado, mas sem chuva, e lá fomos nós, eu, meu tio Chicão e o vizinho pagante Douglas. Tudo muito bom, tudo muito legal. Já dentro do famoso estádio panetone (Redondo e cheio de frutinhas) nos posicionamos num local muito bom na arquibancada, porém no meio da torcida do São Paulo. Não foi do lado, na parte de baixo ou na de cima, e sim no meio da bicharada.

Uns 100, 110 mil torcedores no estádio. Isto mesmo, naquele tempo o Morumbi balançava muito mais e suportava 120 mil pessoas... na boa. Acho que encolheu de umas décadas pra cá, não sei. Meu vizinho estava com a camisa oficial do São Paulo, aquela branca tradicional, com a pizza no meio, muito bonita, e eu e meu tio com “roupas civis” para não dar bandeira. É pessoal, no início da década de 80 já rolava um atrito forte entre torcidas, um pouco menos que hoje, concordo, porém negócio de “assistir o espetáculo”, foi bem antes dos anos 80 e naquela época já era "proibido" entrar no meio da torcida adversária com a camisa do clube amado.

Começa o jogo... e que jogo feio. Pra resumir não aconteceu quase nada de bom o jogo inteiro. Dizem as má línguas que o Sócrates estava meio chumbado naquele dia (Manguaçado!). E eu lá, meio desligado da partida e olhando pro outro lado do estádio... tudo preto e branco e cheio de maloqueiros. Deste lado, milhares de bambis engomadinhos e comportados. Caramba, do outro lado pelo menos eu estaria ouvindo a torcida empurrar o time, pois a torcida do São Paulo já naquela época, só se empolgava quando o time estava bem na partida.

Começou a esfriar no Morumbi e eu lá, travelling on the mayonaise (Ver post English for Everybody). Veja bem, 10 anos de idade, com fome, frio, num jogo chato pra cassete e sem poder gritar um pouco pra acelerar as partículas, tava em outra dimensão. De repente, jogada pela esquerda, cruzamento não sei de quem e o Magrão escorrega na pequena área e empurra a bola pra dentro do gol do Valdir Perez...

- Gol!!! – Levantei e gritei de sopetão.

Meu tio me puxou pelo fundo das calças e, não sei como, "gritou baixinho"...

- Senta Alemão...

- Aí, esse moleque é corintiano? Aí, esse filho da puta, é corintiano! – Começaram a gritar imediatamente.

Os são paulinos devem ter ficados muito nervosos... uma torcida tão educada e xingando daquele jeito... foi impressionante!

- Ô tio... não foi gol do São Paulo? A gente não faz gol deste lado? – Comentei rapidamente em voz alta pra tentar despistar...

- Esses filhos da puta são corintianos! São corintianos!  - Alguns gritavam.

Meu tio levantou e...

- Se liga aí porra! Não tá vendo que é criança! O moleque não entende!

E eu lá com cara de paisagem e tentando fazer cara de desentendido, mas não estava colando. Acho que meus cabelos loirinhos e os pequeninos olhos verdes confundiram os caras um pouco, mas meu tio... é um negão que ía acabar entregando a rapadura. Esperamos uns 5 min, levantamos e saímos de fininho sob comentários nada amistosos da torcida São Paulina. E o outro lado em festa, em preto e branco, bandeiras agitadas e com um bando de loucos gritando...

Paulo, Sidnei, Léo, Matheus, Moscou, Vitor & Mandão
Corinthians 0 X 1 Bahia - 2008
Abraço



2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Moscone

Anônimo disse...

Boa noite Moscone

Postar um comentário