O Excluído

Uma das diversas participações dos Oficiais do QG em Formaturas
Os oficiais do QG (Ver post O Tombo) não eram habituados com a tal da Ordem Unida e eu, por outro lado, tinha aquilo no sangue, afinal foram 4 anos de incansáveis treinamentos para manter o padrão de Tropa de Elite do 2º BPE - SP. Acontece que além de não praticar, o grupamento de Oficiais não participava dos treinamentos junto com o restante da Tropa, apenas entrava em forma no momento da Formatura e... vamos lá! Todos sabem que somente a prática leva a perfeição, mas o pior de tudo era que eles tb não conheciam muito bem os toques de corneta.

Espírito de Porco "era" o que não me faltava, então logo na minha 1ª Participação em uma solenidade que envolvia o QG, eu procurei me posicionar no meio da formação para ajudar os companheiros no entendimento dos movimentos exigidos durante a Formatura...

- Moscone, vc foi da PE! Ajuda a gente na hora da Formatura, ok?

- Opa! Chá comigo! – Respondi com um sorriso de canto.

Os mais experientes se ligaram que não sairia coisa boa daquele Ex-PE e procuraram se distanciar de mim... Os “Aspirantes” se aprochegaram... A Formatura começou e os toques de corneta não tardaram a comandar a Tropa...

- Pã... Pã... Pã... Pârã! – Tocou a corneta...

Três toques curtos, um mais longo e... pausa para a Tropa assimilar o comando... Pã! O toque final para a execução do movimento.

Era nesta pausa, e que ocorre em todos os comandos, que eu deveria “soprar” o lado ou movimento que o restante dos mocorongos deveria executar. E o descrito acima era de “Esquerda Volver!”. Um dos mais simples...

- Atenção! Direita volver porra! – Eu falei rapidamente e em tom mediano, porém que podia-se ouvir em todo nosso grupamento de Oficiais... alguns soltaram uma pequena risada, mas outros...
 

Ten Riba & Ten Moscone
Meu Deus... uns 4 ou 5 “Pica fumos” foram realmente para direita... e fizeram o efeito ventilador... foram prum lado e tiveram que voltar pro outro enquanto o restante do grupamento permanecia imóvel. Pra se ter uma idéia, este tipo de erro da pra se notar de longe e, no caso dos Militares presentes, pode-se perceber até da Lua! Saliento que apenas Oficiais de alta Patente permanecem fora de forma e assistindo a solenidade dos palanques, ou seja, ía dar merda...

- Moscone, filho da puta! Vai se fuder!

- Pô pessoal, desculpem... errei porra... na próxima eu acerto! - E quase tive um aneurisma por tentar segurar o riso...

Novo toque... “Ombro Arma”... nós estávamos desarmados, ou seja, somente a Tropa armada executaria o Comando...

- Descansar! Descansar! – Cantei erroneamente o movimento...

E assim foi durante toda a Formatura. Foi um pesadelo pros "Aspiras" que estavam em forma. Até mesmo eu já estava me confundindo com tanta sacanagem.

Ao término do evento o Coronel E3, responsável pela instrução do QG, chamou-me de canto...

- Moscone, como mais antigo, Ex-PE, vc tem que orientar esta Aspirantada!

- Eu sei Coronel... é que o comprometimento deste pessoal não é tão grande como antigamente... se o Senhor quiser eu posso ministrar algumas instruções de Ordem Unida pra este pessoal.

- Não será necessário... na próxima eu vou identificar um por um e deixar de molho uns dias no Quartel.

- Claro Coronel... o Senhor sempre oferece uma solução mais sensata...

Algo estranho aconteceu nos demais eventos, em qualquer lugar que eu me posicionava no grupamento, abria um enorme espaço a minha volta... e o Coronel voltava a intervir...

- Vamos lá Aspirantada... fiquem perto do Moscone... perto do PE vcs não vão cometer tantos erros!

Abraço



0 comentários:

Postar um comentário