Dia do Soldado

1º Ten Moscone
Quando jovem eu não era muito solidário com as pessoas, aliás, eu não era nem um pouco solidário, porém esta história aos poucos foi mudando e, acho eu, que o ponto inicial foi um evento que participei.

- Xan, será que vc não poderia ir até minha escola e fazer uma apresentação em comemoração ao Dia do Soldado?

Aquele pedido ainda esta bem vivo na minha memória. Minha irmã é professora do ensino fundamental a muitos anos e sua paixão pela profissão sempre foi algo impossível de passar desapercebido. Fato é que quando o pedido de auxílio vem do coração parece que não conseguimos controlar a língua...

Professora Kátia e Ten Moscone
- Legal, claro que vou! – Respondi de bate pronto.

Após alguns minutos pensei...

- Putz! Arranjei pra cabeça... – Refleti mais um pouco e... – Catzo! Nunca ajudo ninguém... Já que vou fazer, então vou pro arregaço!

Iniciei então o processo de preparação da Instrução que realizaria aos pequeninos daquela humilde escola de Itaquaquecetuba.

- Coronel, sabe o que é... – E expliquei toda a história...

- Excelente! Pode pegar o material que achar necessário. Boa Sorte e parabéns pela iniciativa!

Iniciativa? Tentei reforçar que tinha sido idéia da minha irmã, mas ficou no ar que eu era o “prestativo”. A consciência pesou mais ainda.

Curioso... foi muito fácil. Sair com todo aquele material carga em um carro civil, em direção à periferia de SP? Tudo bem que eu era 1º Tenente, mas não é assim que a banda toca. Existe uma burocracia pesada para que este tipo de atividade aconteça. O universo estava conspirando para que eu iniciasse minha caminhada para o bem... nada daria errado!

Eu costumava ministrar a Palestra sobre o “Material de Dotação da Polícia do Exército” à visitantes de outras Unidades e, modéstia parte, eu dominava bem o assunto. No Dia do Soldado enchi o porta malas do meu carro com todo o material que achei necessário e parti em direção à escola em que minha irmã lecionava.

Equipamento de Dotação do 2º BPE
Tudo correu muito bem e a palestra foi assistida não só pela classe em que minha irmã dava aula, conforme combinado anteriormente, mas por toda a escola. Pátio lotado, a criançada de olhos arregalados, participação efetiva, coisa de louco. Ao final, a surpresa... Leituras de agradecimentos, textos carregados de emoção, etc...

Não tenho dúvida que foi um dos dias mais emocionantes da minha vida e agradeço tudo isto a minha irmã, que sempre se orgulhou das conquistas do irmão e que acreditou no meu potencial.

Foto de Recordação apenas com os alunos da Prof Kátia
Obrigado mana... por me possibilitar participar tão efetivamente da vida daquelas crianças e perceber que nesta vida existem muito mais coisas importantes do que “o nosso próprio umbigo”.

Texto de agradecimento, de próprio punho, da Coordenadora Pedagógica da Escola Village
Abraço



0 comentários:

Postar um comentário