Sempre o mesmo

Ten Moscone & o Barbeiro Sam
Nunca fui Rei nem mesmo passei perto de ser Majestade, mas tem coisas que a gente não perde o jeito. Fui até o QG para regularizar minha situação militar e para isto tive que pagar uma taxa para cada ano que deixei de carimbar a “Carta Patente”. Explico, o Oficial da Reserva não possui reservista, ele apenas comparece à última Unidade em que serviu  e em meados de dezembro de cada ano solicita o carimbo no tal documento, num total de 5 vezes. Pois é, eu cansei de todo este processo e deixei de colher os 2 últimos carimbos, tive que desembolsar R$ 13,00 + a canseira. Bom, a verdade é que após conseguir parte do que queria eu decidi passear pelas dependências do QG e acreditem, não fui barrado em nenhum momento. Até no Cassino dos Generais eu fui. Alguns militares de serviço até chegaram a me olhar com cara de interrogação, porém eu apenas retornava o olhar com firmeza e...

- BOA TARDE COMBATENTE!

E seguia em frente. Incrível como o gesto, atitude e postura funcionam tão bem para convencer os outros, vejam que interessante, os dois primeiros determinam os “tempos” do “prestar continência” do militar ou a saudação, como quiserem. Ficou de fora apenas a duração... ah! Deixa pra lá. Durante meu passeio encontrei com alguns militares que tb estavam a paisana...

- Eu conheço o senhor...

- Sou o Coronel Guerreiro...

- E este ao seu lado? Eu tb conheço! E me é bem familiar... mais até que o senhor...

- Sou o General Morata.

- General! Caramba! Como vai o senhor! - Estendi a mão efusivamente e o cumprimentei dando até uns tapinhas nas costas, já o outro militar ficou apenas no "e aí!".

Na hora não entendi muito bem pq os dois ficaram com cara de paisagem pela minha reação tão expontânea, já que todos éramos da reserva e agora "amigos", mas tudo bem, toca em frente. Decidi retornar à Seção de Serviço Militar para finalizar a documentação que havia solicitado e enquanto esperava notei que o nome do General ainda permanecia no Organograma da Unidade, bem lá no topo. Resolvi questionar a Soldado PM Feminina que me atendia...

- Soldado Maia, o General Morata não está na reserva?

- Nããããoooo... ele ainda é o Comandante! - Respondeu ela cautelosa...

Um fato Militar curioso é que o subordinado jamais deve estender a mão ao superior, mas se isto ocorrer o superior não deve negar o cumprimento... pode até punir o cara, mais terá de apertar a mão do assanhadinho. Outra informação interessante é que o Oficial da Reserva tem por direito as prerrogativas Militares inerentes ao seu posto, tipo continência, etc. Cabe ressaltar a existência do ônus desta situação, que prevê tb punição para o Militar da Reserva que incidir em algum tipo de alteração do regulamento.

Putz... consegui dar outra mancada em apenas alguns minutos em que estive no Quartel. Sorte que em nenhuma das apresentações eu revelei quem eu fui, sou ou serei... tomara que o Gen Morata não curta ler meu blog, já pensou a PE chegando aki em casa para prender um orgulhoso Ex-PE?

Abraço



0 comentários:

Postar um comentário