Meio Pau

Pavilhão Nacional a meio Mastro
A 2ª Região Militar está localizada na Av. Sargento Mário Kozel Filho no Bairro do Ibirapuera. Na verdade o militar homenageado, e que deu nome à Avenida, se tratava de um Sd morto em um atentado na madruga de 26 de junho de 1968, sendo promovido post-morten a 3º Sgt., mas este post não tem nada a ver com isto e sim com as imagens da entrada desta Unidade Militar. Perceberam que o Pavilhão Nacional está a “meio pau”? Neste caso em específico foi decretado o Luto Oficial devido à morte do Ex-Presidente Figueiredo em 1999... aquele q disse q preferia o cheiro dos cavalos do q do povo...

O Luto Oficial ocorre quando morre uma alta autoridade ou alguém muito popular, então o Presidente, Governador ou Prefeito podem decretar o luto oficial por tantos dias. A rotina de trabalho não se altera, pois não existe o ponto facultativo ou feriado. É uma praxe usada pela diplomacia mundial que se estendeu até em pequenas prefeituras. Se morrer o Rei Roberto Carlos, o Pelé, ou até o Ex-Presidente Lula, com certeza a presidenta de plantão decretará luto oficial.

Dado interessante é que o hasteamento do Pavilhão Nacional, nos dias de luto oficial, ocorre normalmente durante a execução do toque de corneta indo até o topo, então ele deve ser abaixado, em silêncio, até a metade do pau, ops, mastro.

Comando Militar do Sudeste - CMSE
Abraço



0 comentários:

Postar um comentário