Prende eles!



Ten Moscone
Ano 1996, 2º BPE em Osasco – SP
O Serviço de "Oficial de dia" (Ver post Rotina Militar) estava tranqüilo e já ultrapassava as 20:00 h. quando um Jeep trazendo uma equipe do 39º BIL adentrou ao 2º BPE. A Vtr que transportava os militares era comandada por um 2º Ten e se completava com um Cb (Seg Vtr) e o Sd Motorista.

O motivo da “visita” seria uma suposta agressão de um Sd do 2º BPE a um Sd do 39º BIL em uma estação de trem nas proximidades da região, tipo briguinha de criança... "seu Sd bateu no meu"... "buááá"... nada demais. Porém devo lembrar que meu pacato serviço fora incomodado e que isto não sairia tão barato assim para aquele grupo de militares reclamantes.

É sabido que todo militar deve andar de posse da documentação, pessoal e administrativa, sempre que estiver fardado e na PE isto é levado à risca. Constantemente questionávamos os militares visitantes sobre este procedimento e quando identificávamos esta transgressão, o destino era simples e certo... recolher os elementos à cadeia. Fato é que esta rigorosidade foi caindo por terra com o passar dos anos e, já em Osasco – SP, isto não mais era aplicado... só que era por ali que eu queria pegar no pé daqueles caras. Como eu faria então para cobrar a documentação da equipe sem que, de alguma forma, não sobrasse pra mim depois?

Conversa vai, conversa vem, e de certa forma fui até que simpático com o outro Oficial... em determinado momento o questionei despretensiosamente sobre a documentação da equipe...

- Opa! Falando nisto... a equipe está com a documentação completa? – Perguntei pra ele.

Ele olhou para o cabo e para o Sd e respondeu meio indeciso...

- Claro! Aki tá tudo certo... né, cabo?

Pronto. Tava aí a deixa. Deve estar tudo errado. É por aki que vou causar.

- Ten Fulano, preciso da sua identidade para preencher o B.O., ok?

- Claro! Tá na mão...

1º erro: Ele entregou uma identidade de Aspirante a Oficial, porém seu fardamento o apresentava como 2º Ten, ou seja, identidade vencida ou não atualizada: Prender.

- Eita nóis... Aspirante... Tenente... que porra é vc?

Gaguejou...

- Tá, tá, tá... Cabo... passe pra mim sua identidade e cartão de cabelo? – Dirigi-me diretamente ao praça que tb fazia parte da equipe.

2º erro: O Cb não possuía cartão de cabelo. Não portar documentação obrigatória: Prender.

3º erro: O Comandante da Vtr, no caso o Ten, não verificou a documentação da equipe que sairia em missão: Participar ao Comando do 39º BIL.

- Meu Deus... aposto que o Sd é o único com a documentação correta... – Comentei em voz alta e visivelmente irritado.

O recruta então estendeu a mão e entregou a identidade, cartão de cabelo, ficha de Vtr e o escambau... tudo ok! Pudera... um monte de gente pra cobrar ele... o lado mais fraco estava correto!

Passei um sermão no Oficial e em seu subordinado, preenchi a ocorrência e liberei a equipe. Na manhã seguinte não tardou para eu ser chamado no Pavilhão de Comando. O Sub Comandante não deixou nem mesmo eu entrar em sua sala e começou a esbravejar...

- Moscone... que porra vc fez? O Cel Amauri, Comandante do BIL, ligou aki e está puto da vida com a gente! Disse que não entende pq o pessoal da PE é tão babaca... que vc queria prender o Tenente dele... a equipe... e o caralho...

Eu já era 1º Ten e experiência de PE não me faltava, tanto pelas missões e responsabilidades e elogios que recebia quanto pelas punições que sofri durante minha carreira, logo, permaneci calmo e calado e deixei o Superior falar até se acalmar um pouco... não muito pra não perder a emoção do momento...

- Porque vc pediu a identidade do Tenente, porra?

- Cap (Molinari), de acordo com sua última determinação, faz-se necessário o preenchimento de B.O. para toda ocorrência registrada ou que envolva o 2º BPE, logo eu necessitava dos dados do denunciante, no caso o Tenente. Não vi problema nisto, aliás, como eu poderia imaginar que um Tenente do Exército circula por aí com uma identidade de Aspirante?

- E o Cb? Caralho... até o Cb? – Perguntou o Sub Comandante, ainda puto e tentando achar falhas na história.

- Cap, no B.O. é necessária a assinatura de uma testemunha, então optei pelo Cb que acompanhava o Oficial. Neste caso não tivemos grandes problemas pq abri mão dele, já que não possuía toda a documentação necessária e isto poderia gerar problemas disciplinares futuros. Sobrou o Sd Motorista como testemunha, que por sinal, era o único correto na ocasião.

- E precisava falar que ia prender todo mundo? Esculhambou o Aspira... o Cb... que merda! – Disse ele já com ar de dúvida na situação.

- Veja bem chefe... “O PE orienta o responsável” (Ver Post 2º BPE)... eu orientei o Oficial sobre não deixar sua Unidade sem a documentação necessária, tanto dele quanto de sua equipe, e informei que tais transgressões eram passíveis de prisão, mas que por sermos “pares” e o 2º BPE ser "parceiro" do 39º BIL, eu abriria uma exceção. Expliquei que o único que poderia ser liberado era o Sd, porém este tb estaria impedido de deixar nossas instalações pq, para uma Vtr militar poder circular, é necessária a equipe completa: Comandante de Vtr, Sd Motorista e Seg de Vtr... além da respectiva documentação.

O Cap S3 que tb acompanhava o caso apenas balançava os ombros sem dizer nada... e enquanto o Sub Comandante murmurava e mexia sem objetivo em alguns papéis na sua mesa eu aproveitei pra emendar mais uma...

- Cap, eu sei que estou errado e que na verdade deveria ter recolhido todo mundo à cadeia, mas se tratava de um Oficial companheiro e eu achei melhor liberar...

- Cassete... sai daqui Moscone... porra! Estes Tenentes só me fodem!

Abraço



0 comentários:

Postar um comentário