Exoesqueleto

Já é sabido que muitos filmes se baseiam em idéias que somente são possíveis nas telas de cinema, tendo em vista não existir tecnologia ou motivação monetária suficiente para colocá-las realmente em prática. Isto acontece há séculos, como por exemplo, em alguns projetos de Leonardo Da Vinci. Porém os anos vão se passando e as tais tecnologias começam a pipocar no mercado e tudo parece começar a ser possível...

Pois bem, o filme Homem de Ferro apresenta algumas armaduras que forçam a barra, não é?

Nem tanto... uma companhia norte-americana de pesquisa (Raytheon) divulgou nesta semana a segunda geração de seu exoesqueleto robótico XO2, uma armadura desenvolvida para o exército dos EUA que permite a seu usuário dispor de força e resistência ampliadas.

O traje é feito a partir de uma combinação de estruturas metálicas, sensores e controles que possibilitam ao usuário levantar 90 quilos com facilidade, ou quebrar com um soco um pedaço de madeira de 7,5 centímetros de espessura. Segundo a nota, um operador com um exoesqueleto deste modelo é capaz de fazer sozinho o trabalho de dois ou três soldados.











Abraço



0 comentários:

Postar um comentário